top of page

Radiação e Sistemas Biológicos

As radiações constituem uma forma de energia que, de acordo com a sua capacidade de interagir com a matéria, se podem subdidivir em:

  • Radiações ionizantes - as que possuem energia suficiente para ionizar os átomos e moléculas com as quais interagem, sendo as mais conhecidas os raios X e raios gama (radiação eletromagnética) e os raios alfa, raios beta, neutrões e protões (radiações corpusculares) - não abordadas

  • Radiações não ionizante - as que não possuem energia suficiente para ionizar os átomos e as moléculas com as quais interagem, sendo as mais conhecidas a luz visível, infravermelhos, ultravioletas e microondas.

     Correntes elétricas existem naturalmente no corpo humano e são partes essenciais das funções corporais normais. Todos os nervos enviam sinais via a transmissão de impulsos elétricos. A maioria das reações bioquímicas, desde aquelas associadas com a digestão até as envolvidas com a atividade cerebral, envolve processos elétricos. Os efeitos da exposição externa do corpo humano e de suas células aos campos eletromagnéticos dependem principalmente de sua frequência e de sua magnitude ou intensidade.

     O efeito biológico mais óbvio das ondas eletromagnéticas dá-se nos nossos olhos: a luz visível impressiona as células do fundo da retina, causando a sensação visual. Porém, existem outros efeitos mais sutis.

     Sabe-se que, em determinadas frequências, as ondas eletromagnéticas podem interagir com moléculas presentes em organismos vivos, por ressonância, isto é, as moléculas cujas frequências sejam iguais à da onda em questão "captam" essa oscilação, como uma antena de TV.

 

     O efeito sobre a molécula depende da intensidade (amplitude) da onda, podendo ir do simples aquecimento à modificação da estrutura molecular. O exemplo mais fácil de ser observado no dia a dia é o de um forno de micro-ondas: as micro-ondas do aparelho, capazes de aquecer a água presente nos alimentos, têm exatamente o mesmo efeito sobre um tecido vivo. Os efeitos da exposição de um animal a uma fonte potente de micro-ondas podem ser catastróficos. Por isso se exige o isolamento físico de equipamentos de telecomunicações que trabalham na faixa de micro-ondas, como as estações rádio-base de telefonia celular.

Fontes:

http://www.who.int/peh-emf/publications/Risk_Portuguese.pdf

http://www.factor-segur.pt/artigosA/artigos/radiacoes_ionizantes_e_nao_ionizantes.pdf

The Electric 4 © 2016. Todos os direitos reservados.

bottom of page